quarta-feira, 4 de julho de 2012

Uma [GRANDE] mudança.


Nunca fui pessoas de grandes mudanças; nunca nos demos bem, enfim. Cresci com uma família demasiado desequilibrada e nunca gostei da sensação de mudança constante; entre casas e pessoas com quem vivi e escolas e grupos disto e daquilo. Nunca me permitiu criar grandes raízes num local específico, e por isso, hoje em idade adulta (ainda que jovem), sempre procuro pelo máximo de estabilidade possível. Não quero com isto dizer que não ache que mudanças não sejam precisas, de vez em quando. Vir para aqui foi uma mudança gigante na minha vida em todos os aspectos, ainda assim, uma boa. Muito boa! Mas prefiro que estas mudanças aconteçam com menos frequência e que me permitam um bom período de estabilidade após a instalação da mudança.

O meu quarto de Erasmus foi um exemplo extremo da minha necessidade de me sentir em casa. Ainda que inicialmente só estivesse cá por 5 meses, instalei-me e senti-me, literalmente, em casa. Investi de tal forma, não só a nível material, mas emocional, muito de mim fica nas paredes deste quarto.

Hoje, tive de começar a pensar em organizar-me. O meu voo de volta está marcado para daqui a uma semana. Eis de que me apercebi de que uma grande, grande - daquelas que eu não gosto nadinha - mudança vem aí a caminho. E o processo de mudar? O processo de despir este quarto, este local onde vivi durante um ano, este local que alberga tantas histórias e experiências e memórias e tanto, mas tanto de mim? Este local por onde tantas pessoas especiais passaram e deixaram a sua marca? De certa forma, o seu perfume, o seu encanto, e os bons momentos que passámos juntos.

É um processo complicado: acredito (aposto, pelo menos) que todos os estudantes Erasmus que tiveram uma experiência inesquecível, passaram por esta fase uma semana antes da partida. É como que a materialização daquela mudança que adiámos durante um ano. Aquela que sempre pensámos "quando"...como se fosse um futuro assim tão distante. Não é. No fim, o tempo passou bem mais rápido do que desejável ou desejado...

-- // --

I never liked change that much; too much of big changes frequently in time get me depressed and desoriented, I like stability. Today, looking at this room that represents so much more than just a room, that represents stories, experiences and memories, a home, a sense of belonging, I realized how this change process is too much of a big and complicated process to digest in only a week. So little time!

Sem comentários: