domingo, 8 de julho de 2012

Erasmus & Amizades

As amizades de Erasmus são diferentes. São mais do que aquele amigo ou amiga que vive perto e a quem podemos sempre ligar. Nunca nos lembramos de dizer o quão preciosa essa amizade é na nossa vida, porque está sempre ali. Com as amizades de Erasmus, é diferente. aos amigos de Erasmus, queremos sempre deixar claro o quão importantes eles são para nós; como eles foram a nossa família durante um semestre ou mesmo um ano, como foram o nosso principal pilar de apoio, aquele amigo a quem podemos sempre acordar a meio da noite ou deixar um post-it a dizer "we love you". A este amigo, ou amiga, singular ou plural, queremos sempre que eles saibam o que significam para nós, porque nunca sabemos quando um deles vai estar a viver no outro lado do mundo, e quando poderemos voltar a estar juntos, quando poderemos viver, ainda que por breves instantes, alguns inesquecíveis momentos-Erasmus.

Não menosprezar, com isto, as amizades de casa. As amizades de casa são extremamente beneficiadas com a experiência Erasmus. Porque, de repente, deixamos de poder vê-los. Ou estar com eles, ou sair com eles, ou rir com eles, ou cantar com eles. As amizades que ficam em casa, se forem verdadeiras, fortalecem com a distância. Nem todas, no entanto. O que aconteceu comigo, e o que acontece com a maior parte das pessoas que passam por esta experiência, é que as amizades de casa que não eram assim tão fortes, acabam por desaparecer, aos poucos e poucos. Não há paciência, nem tempo, nem vontade, para tirar aquele bocadinho de tempo da nossa vida maravilhosa de Erasmus para ligar o skype e falar com aquelas 50 outras pessoas com quem só convivíamos porque tínhamos aulas em comum. Não. A vontade de fazer isto só acontece com aquelas 2, 3, 4 pessoas de quem queremos absolutamente saber tudo; tudo o que se passa na vida deles, e como seria se eu estivesse lá, e como vai ser quando estivermos juntos de novo, e a falta que eles me fazem.

Perdi alguns amigos, neste caminho. Tenho menos gente a quem verdadeiramente "voltar" do que as que tinha de "deixar" quando parti. Tenho menos pessoas à espera no aeroporto, menos pessoas a quem ligar, menos pessoas que me vão ligar, mas por outro lado, são tão mais especiais; são amizades que fortaleceram com a distância, que cresceram, de certa forma, com a distância.

O tipo de amizades que formamos e que queremos manter tambem muda, bastante. Se dantes era demasiado simpatica e querida porque queria ser amiga de toda a gente - mesmo das pessoas que nao gostava, e que desprezava - hoje posso dizer que estou bem mais selectiva neste aspecto. O facto de ter conhecido pessoas TAO diferentes ensinou-me a olhar melhor, a seleccionar melhor, o tipo de pessoas que quero ou nao na minha vida, ou ate mesmo que tenham alguma influencia em mim. Podem chamar-me de arrogante por dizer isto, mas a forma de como me apercebi de como certas pessoas nunca me fizeram assim tanta falta, nem aquilo que tinhamos se poderia chamar de amizade, tornou-me uma pessoa mais inacessivel para a maior parte das pessoas, mas mais aberta e tolerante e bem melhor amiga dos que realmente sao meus amigos.
Para finalizar a minha reflexão sobre Erasmus e amizades (para a vida), coloco uma frase da Roos (melhor amiga de Erasmus do semestre passado, veio passar a última semana em Amesterdão comigo): "Dump 9 unimportant relationships for one special friend".

2 comentários:

Menina disse...

Ficaste com menos amizades cá,mas ganhaste novas amizades aí :) Acaba por ser ela por ela. eheh

Eu não passei por nenhuma experiência dessas e mesmo assim acho que cada ano que passa, o círculo de amigos vai-se "moldando". Vamos ver como vai ser quando for para fora durante o tempo de estágio ;)

beijinho e aproveita bem os últimos dias!*

alguem disse...

Eu estarei à tua espera tal como te disse, seja no aeroporto, seja à porta de casa...

É esse canto especial onde tu guardas esses "one special friend" como sempre te disse e tu nunca acreditas-te...

just be back safe =)