quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

They survived Amsterdam.

Dia 30 de Dezembro, foi o dia em que tudo começou. A Sara, o Jan, a Vera e o Alexandre chegaram para me visitar para a Passagem de Ano e uns dias que se provaram lendários... certamente corresponderam e até superaram as expectativas :D

Queria escrever algo de jeito, mas a verdade é que as palavras não me saem. Foram 5 dias tão, mas tão inesquecíveis... tão intensos, e life-changing, e tudo de tudo, tudo tão tão! (Saíram de cá a dizer que tinha sido demais e que não percebem como eu aguento esta vida sempre...eheheh).

Enfim... hoje, ao voltar para casa e encarar o meu quarto vazio, foi um aperto no coração... Já estava habituada à companhia deles, ao meu quarto estar sempre cheio e desarrumado e, sobretudo, bem sujo. Habituada ao barulho, ao dormir 3 horas por noite, ao rir-me por tantas horas seguidas.

Assim que hoje estou meio melancólica. Mas tão grata por termos tido estes dias... Parece que passaram anos, de tanta coisa a acontecer, com tal intensidade! Quando eu escrevo isto, é difícil transmitir para "fora", para o "mundo real", o que eu vivo aqui a cada dia. Como eu digo, não há nada como passar pelas coisas para percebê-las verdadeiramente, na sua essência- A Vera e o Alexandre, particularmente, finalmente perceberam o que eu sempre quis dizer com "intensidade". É tanta, mas é de um grau tal, que no fim, de tanto cansaço e exaustão, eles já só diziam "quero voltar para a realidade, mas a verdade é que a realidade nunca mais será a mesma". E é bem verdade. Há experiências, pelas quais passámos aqui, que mudam completamente a nossa forma de ver as coisas. E ela nunca mais muda!

Uma coisa é certa: esta experiência erasmus está a ser life-changing, desde o dia 1. Mas o facto de ter tido aqui os meus melhores amigos fez-me aperceber ainda mais do quanto eu mudei, do quanto a minha perspectiva acerca das coisas realmente mudou. Tanto, que é quase difícil de acreditar. Acima de tudo, eles representam a ligação que tenho entre o passado e o presente. Tê-los aqui, tendo sido a última vez que os tinha visto ainda em Lisboa, abriu-me os olhos acerca de como eu mudei. No sentido de que, da última vez que os tinha visto, a minha vida estava no polo oposto ao que está agora. Foi um mix desta wonderland em que vivo, com a realidade que deixei para trás. Realizei muitas coisas com a presença deles aqui, sendo uma delas o quão eu aprendi a filtrar as companhias e as amizades na minha vida, sendo que eles são das poucas constantes nela. E onde quer que eu esteja, e como quer que eu esteja, estar com eles "feels like home". E a conexão que temos é tão fluída e contínua no tempo e no espaço, que não importa nada se, realmente, não nos olhámos uns aos outros nos olhos em 4 meses. Apercebi-me de que criei amizades desse tipo aqui, em erasmus, pessoas com as quais sei que não importa que se passem anos, os re-encontros vão ser como uma conversa sempre inacabada; mas que a Vera e o Alexandre são os meus irmãos.

Sabem que mais? Apetece-me chorar... não de tristeza (ok, também um pouco, que odeio despedidas), mas de tanto que se passa dentro de mim. Tanto, tanto! Das muitas conclusões a que cheguei nestes poucos dias, uma delas é a de que já consigo vislumbrar duas coisas: a mini-depressão pela qual vou passar quando este semestre acabar e chegar a altura de transição para o 2º semestre, o que acaba sempre por ser um "segundo erasmus"; e a major-depressão pela qual vou passar quando o ano e o meu erasmus acabar. Só queria ter o poder de congelar certos momentos que aqui passei, para sempre. Serão sempre eternidades na minha memória, mesmo que tenham sido apenas minutos ou mesmo segundos, ou mesmo apenas uma palavra, um riso, um sorriso, um gesto. Estou num ponto tão, mas tão "high" da minha vida, que chego a ter a sensação, por vezes, que nada poderia melhorar. E que, portanto, voltar à realidade vai ser um "low". Não quero. Não quero.

Algumas fotografias destes 5 dias inesquecíveis...








































































































1 comentário:

Ivanova Araújo disse...

Hi! Bem já não falamos há imenso tempo mas fico feliz que esta experiência "erasmus" (vou assim chamar-lhe) esteja a ser boa. Ainda bem que mudaste, quando te encontrar num futuro próximo - espero que isso aconteça - esteja totalmente diferente e diga bem esta não é a cláudia que eu conheço. By the way o meu blog persiste não sei como mas até é divertido.

Bisou