terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Algumas coisas sobre Amesterdão (e um pouco, só um pouquiiinhoooo de história).

Encontrei no meu computador uns vídeos, que gravei com o meu telemóvel num museu, numa exposição de uma curta-metragem sobre a história de Amesterdão. A minha mais sincera intenção era colocá-los aqui, mas ficaram demasiado grandes - e o carregamento quer para o blogger, quer para o youtube, demorava demais... e se há coisa que não tenho é paciência para esperar. De qualquer forma, os vídeos só mostravam imagens de Amesterdão nos anos 50 e 60 (LOVELY), e de quando construíram a nova parte da cidade, os subúrbios, por sobrepopulação na cidade.

Agora, alguns factos e um pouco de história:

Como já toda a gente sabe, Amesterdão é a cidade capital política da Holanda, onde vive a Rainha dos Países Baixos, Beatriz Guilhermina Armgard. Dia 30 de Abril é um feriado nacional, The Queen's Day. É mesmo uma grande celebração à qual todo o mundo adere e celebra nas ruas, todo o mundo com roupas cor-de-laranja e tudo cor-de-laranja (cor do país). Adoro. Quero voltar cá para os meus anos (também em Abril) e para isso :D

O nome vem do rio Amstel, o rio que atravessa a cidade e se distribuir pelos seus inúmeros canais, que fazem uma forma de meio-círculo pela cidade, visto de cima. Ao início, a cidade era "Amsteldam", mais tarde é que passou para "Amsterdam".

Conhecida pelo red-light district, as coffeshops e a mente liberal em relação à sexualidade e utilização de drogas leves, Amesterdão é, no entanto, muito mais do que isto: são os inúmeros museus, os moinhos ("windmills"), os prédios estreitos (tão estreitos que a mobília é transportada para dentro da casa através de uma espécie de guinê pendurado no telhado, e entra pela janela, pois não cabe pela porta de entrada nem escadas...), os canais - e os cafés, restaurantes, parques e afins à beira dos canais, cenário altamente romântico! -, as casas-barco, as janelas decoradas com flores, e as bicicletas, que são mais que as pessoas (isto parece mentira, mas é mesmo verdade, está provado que em Amesterdão existem mais bicicletas do que pessoas!!!), e também o esquecer-se de que não se pode andar nas ciclovias (bike lane), a menos que se queira ser atropleado por uma bicicleta ou que se queira ouvir umas asneiras furiosas em holandês. É o famoso tram, é o Vonderlpark, o Westerpark, a Damsquare, a Centraal Station, o Museumplein, as letras "I AMSTERDAM", a Leidseplein, a Rembrantplein, e todos os completamente encantadores locais e sítios recônditos. :)











Toda a cidade - e também todo o país, daí ser também denominado de "Países Baixos" - é construída em cima da água, ou melhor, em cima de tábuas de madeira em cima da água. Pois, este país foi totalmente conquistado ao mar, com diques que "expulsavam" a água para  fora. O que faz com que (tentem imaginar isto), a cidade esteja toda abaixo do nível do mar. Ou seja, é como se tivessemos mar, diques ("paredes"), e uma cidade lá dentro. Como um castelo. Lindo!

Durante a 2ª GM, como todos sabemos, em 1940, a Alemanha invadiu a Holanda, tomando-a e instalando o regime nazi. Roterdão, a título de exemplo, foi uma cidade totalmente bombardeada. Sinto-me obrigada a referir aqui a questão da perseguição aos judeus, pois é um tema que me fascina. E a Anne Frank... (sem mais palavras).

O clima é uma porcaria - está quase sempre frio e a chover; mas o pior nem é isso, desde que seja constante e uma pessoa saiba o que esperar! O pior é a imprevisibilidade do tempo. Pode estar um sol e um calor que não se pode às 14h, e às 15h estar a chover. E uma pessoa fica sem saber o que há-de vestir. Como a Ivone diz: "tens que te vestir às camadas". Roupa de Verão por baixo, roupa de meia-estação no meio, e um casaco bem quente de Inverno. Só mesmo assim.

Amesterdão tem, por fim, um ambiente altamente internacional. Pessoas dos mais variados locais do mundo. E toda, mas toda a gente (sem excepção) fala inglês. Até pessoas idosas! Para muito espanto meu...

Fora o tempo, que é a coisa que mais detesto aqui, sinto-me em casa nesta cidade. Adoro tudo e apesar de já terem passado 2 meses, ainda não me cansei. Sinto que ainda tenho tanto, tanto mais para descobrir e explorar. :)

[[[[ Este post já foi escrito há imenso tempo... Data de Setembro nos rascunhos do blogger. Foi quando cheguei (ou pouco tempo depois) e tudo era muito novo, eheheh. Agora está um bocado desactualizado, eu mudaria algumas coisas, mas... vou ser fiel ao original. Até porque não me apetece agora mudar coisas. Eheheh. ]]]]

Sem comentários: