quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A vida acontece tão rápido.

Desde o dia 22 de Agosto de 2011: parece que o meu relógio está a funcionar mais rápido do que na realidade.

Nesta realidade, que não encaro como sendo a minha realidade mas sim um ano excepcional (-mente maravilhoso), o tempo passa mais rápido do que o normal.

Juro. Uma pessoa aqui, basta acordar e sair à rua, e já há uma história para contar. Nestes quase 5 meses que se passaram, no calendário real, para mim passou um ano. Tudo mudou... A minha vida, a minha forma de pensar, a rapidez com que gasto dinheiro (lol), até a rapidez com que mudo de estilo. No outro dia, o Kangkai disse-me qualquer coisa como "do you remember when you used your hair like this" (e depois explicou como: quando vim para cá, utilizava o cabelo desta forma: prendia a franja com ganchos no topo da cabeça; até isso mudou! agora uso o cabelo de forma diferente); quer dizer, a gente diz "lembras-te quando usavas o cabelo assim" quando já passou imenso tempo e não víamos a pessoa há que tempos! Ou o simples facto de ter começado a usar brincos, coisa que não usava nunca; até a Vera, no skype, consegue ver o quanto mudei. São pequenas coisas, a forma como prendia a franja e usar brincos, são quase insignificantes, mas são apenas sinais de como as coisas se processam aqui. É tudo tão rápido.

Um exemplo clássico: a forma como as relações evoluem. Todos sabemos que uma amizade duradoura e verdadeira pode levar meses e por vezes até mesmo anos a construir, mas aqui, demora, se for preciso, semanas. Com o tempo, as amizades passam por fases menos boas, até que podem desvanecer de todo; como é que eu, em 5 meses, consegui criar amizades para a vida, pessoas que se tornaram mesmo numa família para mim, e com outras, com quem a amizade parecia ser tão boa, desvaneceu? E a paixão? Apaixonar-me tão intensamente num período de 2 semanas. Na realidade, teria demorado, no mínimo, um mês, para uma coisa destas se desenvolver. Uma coisa assim tão forte como aquela que estou a viver.

E quando falo com as pessoas em Portugal, tudo parece congelado. Nada mudou, nada desenvolveu, nada evoluiu. O meu pai veio cá pelo Natal e eu, ao perguntar o que se passava por Lisboa, na vã esperança de ouvir novidades excitantes: nada. Literalmente, nada. Amigos, no facebook: nada se passa. Nada acontece.

Na realidade, é como as coisas acontecem em Lisboa, que sempre acontecem. Devagar, levam tempo, é a vida real. Nesta minha realidade, à qual eu gosto mais de chamar wonderland, é que é "anormal". É demais, é tudo tão intenso e rápido... Cada semana, dia, hora, minuto que passam, tudo pode mudar, e de facto, tudo muda.

Não escrevo isto em tom de crítica ou de ser algo que não gosto. Porque, epa... eu adoro.

Vai custar-me tanto, mas tanto, voltar àquela minha realidade de antes. A realidade em que nada acontece, ou acontece no tempo normal, no tempo em que um minuto tem 60 segundos e não 240. O tempo vai parecer congelar, para mim. Às vezes, e confrontada com a rapidez com que as coisas acontecem aqui (rapidez, imprevisibilidade, espontaneidade, e por aí fora, circunstâncias às quais já estou mais que habituada), até penso como é que alguma vez consegui viver naquela minha realidade de antes, em que nada acontecia, ou tudo acontecia bem mais devagar.

 Mas bom, isto serve-me de um consolo imenso: ainda tenho até Junho ou Julho para viver esta wonderland e... quero, vou e estou a aproveitá-la. :)

1 comentário:

Rafaela Rolhas disse...

realmente e notavel a quantidd de experiencias qe vives ai. por aqi nao se passa grande coisa mesmo xD