terça-feira, 24 de abril de 2012

22 anos.

Aproximadamente há 4 anos, tive um pensamento do qual nunca me esqueci, e que continuo a ter frequentemente. Era uma 6ª feira de 2008, não me lembro especificamente da hora, mas sim da situação. Eu estava a viver em casa da minha avó, na altura, e tinha ido até à paragem de autocarros para me encontrar com uma amiga. Enquanto esperava, via as pessoas a passar, dentro e fora do transporte, dentro e fora das lojas, sozinhas, acompanhadas, de tudo... pensava para mim mesma, como o tempo passa, como naquele fim de dia de 6ª feira as pessoas tinham um ar mais contente por saberem que uma semana de trabalho acabava e o fim-de-semana de merecido descanso começava. Pensei para mim mesma "wow, desde a última 6ª feira já passou uma semana e eu nem dei por ela". Não sei porquê mas este pensamento ficou, ficou mesmo, e desde essa 6ª feira, que quase todas as 6ªs feiras tenho o mesmo pensamento e não consigo evitar ter o mesmo momento de reflexão para comigo mesma sobre o passar do tempo e o que ele representa para mim, e como a minha perspectiva sobre ele muda ao longo do próprio tempo. No fundo, tudo tem a ver com tempo, está relacionado com tempo, e/ou é afectado pelo tempo. Eu sei que tenho andado a falar imenso de tempo - isto deve-se ao livro que estou a ler, "Geography of Time". Mas realmente, nunca nos apercebemos (e eu nunca me tinha apercebido antes, pelo menos tão bem quanto agora) a enorme influência que o passar do tempo e a perspectiva do tempo tem na experiência humana. Em, literalmente, toda a experiência humana. Eventualmente mudei de casa (umas quantas vezes, passei a vida a mudar-me!), mas continuei a viver mais ou menos na mesma área da cidade e passava bastantes vezes por aquela paragem de autocarro, especificamente, onde tinha tido o pensamento pela primeira vez. E não houve vez que não pensasse nisto. Aqueles breves 2 ou 3 minutos em que penso nisto todas as 6ªs feiras, ainda hoje - e não me perguntei porquê 6ª e não outro dia qualquer, que não sei - têm um grande impacto na forma como eu vejo o tempo na minha própria vida, na minha experiência, no fundo, na minha história. Esta 6ª feira aconteceu há 4 anos atrás, e em 4 anos, esta lembrança faz com que tenha uma maior noção do passar do tempo e do que aconteceu neste período de tempo (tanto, nem vou entrar por aí, foi "só" TUDO que mudou). Funciona para mim como um ponto de referência e de reflexão, em que me questiono a mim mesma "o que mudou? de que forma mudou? o que era melhor, ou pior? a julgar pelos acontecimentos dos últimos 4 anos, será que em 8 será ainda mais diferente? será que daqui a 4 anos vou continuar a ter este pensamento idiota todas as 6ªs feiras?". lol. Este mês houve uma 6ª feira 13, foi um dia importante em que voltei a pensar nisto, e acerca do qual não pude deixar de escrever; sempre pensei sobre isto, mas nunca me ocorreu escrevê-lo (talvez porque ache um bocado parvo, ou que as pessoas que vão ler isto vão achar isto parvo!).

Saltando directamente da minha perspectiva do tempo para algo mais concreto: hoje faço 22 anos. É tão estranho, só ter 22 anos, pois sinto-me bem mais velha. Sinto que dos 18 aos 22 houve um grande, enorme, gigante salto, mas tenho a noção, ou pelo menos a ideia, de que foi um salto extraordinário para apenas 4 anos. foi um salto equivalente ao que aconteceria em 6 anos, se eu fosse uma pessoa normal e não louca. no sentido de que de 4 anos daqui para a frente, não acho que o grau de mudança ou de crescimento vá ser o mesmo. sinto-me mais velha do que realmente sou. a julgar pelo que vivi, diria que já devia estar a completar os 24 ou 25. mas sempre é bom ainda ser jovem assim, e ter tanta vida pela frente.

Bem, ainda nem caí em mim, nem acredito que vou passar o meu 22º aniversário em Amesterdão! que experiência super única.

(Acho que esta noite vou transpirar felicidade em estado puro...).

Espero sentir-me tão jovem, enérgica e proactiva em relação à vida, como me sinto agora, com 22 anos tão fresquinhos... quando tiver 70 :) e continuar a ter o mesmo pensamento todas as 6ªs feiras, às vezes é irritante, mas interessante ;)

3 comentários:

Menina disse...

Tu com 22 sentes-te mais velha e eu com 24, sinto-me bem mais nova lol se não pensar muito no assunto, nunca me lembro que "já" tenho 24..

beijinho, mais uma vez parabéns e diverte-te imenso hoje!*

Menina disse...

Tu com 22 sentes-te mais velha e eu com 24, sinto-me bem mais nova.. lol

Se não pensar muito no assunto, nunca me lembro que "já" tenho 24..

beijinho, mais uma vez parabéns e diverte-te imenso hoje!!*

Rafaela Rolhas disse...

eu dei-te os parabens ??