sábado, 28 de abril de 2012

Past, present & future-oriented



Estou a ler o livro do qual ele fala neste vídeo, "Geography of Time". Basicamente ele fala em como diferentes culturas encaram o passar do tempo; um conceito muito interessante, é o "pace of life". Nos países com mais população, ou com climas mais frios, ou mais industrialmente desenvolvidos, as pessoas tendem a ter um "pace of life" maior. Mentalidade tempo-é-dinheiro: dormir e descansar, ou até mesmo tempo de lazer, é desperdício de tempo porque não há lugar a produção. Por outro lado, países mais pequenos, menos desenvolvidos com com climas mais quentes (estes são apenas algumas variáveis, claro que há mais), o "pace of life" é menor. Há uma mentalidade muito mais "hei-de-fazer, amanhã ainda é dia, e tenho horas à minha frente", muito mais relaxada, "laid-back". Curiosamente (ou não) há uma tendência geral para maior probabilidade de desenvolver doenças coronárias nas pessoas que são future-oriented, do que nas past ou present-oriented.  

Achei que era tempo de parar e fazer uma análise à minha perspectiva de tempo na vida. Eu sou, definitivamente, present-oriented, hedonistic type. Procuro sempre por aquilo que me dá prazer e evita o sofrimento ou desconforto de qualquer tipo.

Também sou past-oriented, mas do tipo positivo, gosto de olhar para trás e reviver histórias e memórias... mas raramente me arrependo de algo, o passado é para deixar no passado. Gosto de planear, nesse aspecto sou future-oriented: sou list-making addicted, tenho uma agenda, sou organizada..mas por outro lado também deixo sempre espaço para viver no presente, procurar o prazer, evitar a dor (pleasure seeking, pain avoiding). Sou do tipo de organizar 2 ou 3 dias só para estudar, mas num deles fazer outra coisa qualquer só porque me apetece e me dá prazer. 

Esta experiência Erasmus ensinou-me a ser mais paciente. Nunca tinha paciência para esperar por nada, antes. Agora, se há coisa que digo sempre quando as pessoas me apressam para algo, é "WAIT! patience is a virtue!!". Tudo o que nos faz esperar é sempre melhor, no fim (tal como tudo o que é difícil). Por outro lado, sinto que o meu "pace of life" neste último ano foi gigante, foi mesmo rápido, devido à quantidade e qualidade de acontecimentos num tão curto espaço de tempo. Sinto que este ano passou a correr mas eu, no geral, estou uma pessoa bem mais calma, e bem mais, mas bem mais!, present-oriented e hedonista. O que nem sempre é bom, quando chegam aquelas alturas em que tenho mesmo mesmo mesmo de estudar... mas em vez disso faço outra coisa qualquer, porque penso "ainda falta uma semanaaa...hoje posso escapar o estudo intensivo". Não gosto de viver na semana que vem, com a preocupação antecipada de um evento (ex. um exame) que só vai acontecer daqui a 7 dias. Sim, apesar do "pace of my life" ser rápido e mais que rápido, por dentro estou bem mais "laid-back" :)

1 comentário:

Menina disse...

Não conhecia estes termos..é sempre bom aprender =)*