domingo, 20 de novembro de 2011

Álcool vs. Marijuana/Cannabis


Ok. Those who "read" me know I'm very open about these things, and I have no problem admitting my choice when it comes to these two options.I hate alcohol, but I hate it (the only kind of alcohol I like is sweet white wine, because of the sweet taste); I hate being drunk, I hate knowing that I'm behaving in a ridiculous and make fool out of myself, but can not control it. I hate feeling sick, the hangover the next day, the headaches, the day is ruined. I will not be cynical and hypocritical and say that I never did it. Sure you do. But it is so rare, and whenever I do it, the next day I swear I will not drink within 3 weeks at least.I find smoking weed a lot more fun, laugh a lot, entertain me, and not have any ill effects (no hangovers, no vomiting, nothing like that ...).But from a social standpoint, it is far more acceptable to drink alcohol. It's cool to drink a lot, getting drunk is cool ... is socially acceptable. And smoking pot is the same as being a junkie; Putting all the drugs in the same bag: I've heard many times that weed is the same as cocaine or heroin, and nothing could be more wrong than that. Drugs, tobacco, alcohol ... all of this is a drug. The very word "drug" does not have to have this so negative conotation. And not all "drugs" are the same, and no one can lead to another. As I have often heard saying that a person experiencing grass is two steps away from try heroin. Grrr. I feel like hitting my head against the walls whenever someone says something so stupid and nonsense.But why? Why this mind-set? If it is scientifically proven that alcohol is more harmful than soft drugs?Why is it illegal to sale and consume weed in every country except for the Netherlands, while such a big cult is made to alcohol-consuption (the more, the better)?I do not understand why people look at me sideways when I say "no" to a drink. I do not like, I do not want, why should I drink only to be socially accepted? This does not happen here, obviously, there is a wide acceptance regardless of all this, but elsewhere and at other times in my life I have seen this happening to me.

I remember my teenage years: I wanted people to accept me, I wanted to join the group, I wanted to be cool, so I subjected me to do something I hated - drinking, usually beer, which I hate even more - only to be cool. Alcohol has this dimension highly social, so social, that people who drink usually tend to "rub" it in the face of others, make sure that everyone knows that "I'm drunk." With the grass this does not happen. I'm high, I am in mine, not boring anyone (only sometimes, ahahah).C'mon. Those years have passed, fortunately, are well back there in the past...Today, I have absolutely no shame to say I prefer a thousand times sit comfortably with a group of friends, a joint smoking, have funny conversations, laughing and living happy, in peace and love, than go to a nightclub and drink till I drop.Finally, a little something I found: http://hempnews.tv/2010/02/22/comparison-alcohol-vs-marijuana/


Ok. Quem me lê sabe que sou muito aberta em relação a estas coisas, e não tenho problema nenhum em admitir a minha escolha no que toca a estas duas opções.

Detesto alcool, mas é que detesto mesmo (o único que gosto é vinho branco, gosto do sabor); detesto estar bêbada, detesto o saber que estou a comportar-me de forma ridícula e a fazer figuras de parva, mas não conseguir controlá-lo. Detesto o sentir-me enjoada, a ressaca do dia seguinte, as dores de cabeça, o dia que fica arruinado. Não vou ser cínica e hipócrita e dizer que nunca o fiz. Claro que sim. Mas é tão raro, e sempre que faço, no dia seguinte juro que não vou beber nas 3 semanas seguintes, pelo menos.

Acho muito mais divertido fumar erva, rir-me imenso, divertir-me, e não ter maus efeitos nenhuns (nada de ressacas, nada de vomitar, nada disso...).

Mas do ponto de vista social, o aceitável é beber álcool. É cool beber imenso, é cool ficar bêbado...é socialmente aceite. E fumar erva é ser um drogado, põe as drogas todas no mesmo saco: já ouvi muitas vezes que erva é o mesmo que cocaína ou heroína, quando nada podia estar mais errado do que isso. Medicamentos, tabaco, álcool... tudo isso é droga. A própria palavra "droga" nem tem que ter este sentido tão negativo. E nem todas as "drogas" são o mesmo, e nem uma pode levar a outra. Como já ouvi muitas vezes dizerem que uma pessoa que experimenta erva, está a dois passos de experimentar heroína. Grrr. Apetece-me bater com a cabeça nas paredes sempre que alguém diz algo tão, mas tão estúpido e non-sense.

Mas porquê? Porquê esta ideia pré-concebida? Se está cientificamente provado que o álcool é bem mais nocivo do que as drogas leves?

Porque é que é ilegal a venda e consumo de erva em todos os países menos na Holanda, ao mesmo tempo que há um culto tão grande ao consumo de álcool?

Não entendo por que razão as pessoas me olham de lado quando eu digo "não" a uma bebida. Não gosto, não quero, por que hei-de beber só para ser socialmente aceite? Isto não acontece aqui, obviamente, há uma grande aceitação independentemente de tudo isso, mas noutros locais e noutras alturas da minha vida já vi isto a acontecer à minha frente.

Lembro-me dos meus anos de adolescente: queria que as pessoas me aceitassem, queria fazer parte do grupo, queria ser cool, sujeitava-me a fazer uma coisa que detestava - beber, geralmente, cerveja, que ainda detesto mais - só para ser cool. O álcool tem esta dimensão altamente social; tão social, que as pessoas que bebem costumam "esfregar" isso na cara das outras pessoas, fazem questão de que todo o mundo saiba que "estou bêbada". Com a erva isso não acontece. Estou high, estou na minha, não chateio ninguém (só às vezes, ahahah).

C'mon. Esses anos já passaram, felizmente, estão bem lá atrás...

Hoje em dia, não tenho absolutamente vergonha nenhuma de dizer: eu prefiro mil vezes sentar-me confortavelmente com um grupo de amigos, a fumar uma ganza, a ter conversas engraçadas, a rir, a conviver, do que ir para uma discoteca e beber até cair.

1 comentário:

Ivone disse...

É uma discussão polémica.
Vou levantar algumas questões:
Aqui na Holanda é permitida a venda de cannabis, mas o mais estranho é que oficialmente é proibido plantar ou importar.
É um negócio rentável e as lojas que têm licença não querem perder. Os turistas vêm cá comprar e é uma fonte de rendimentos para o país.
Em certas regiões fronteiriças proibiram o negócio para defender a segurança pública. Houve e há protestos.
Não é tão bom para a saúde como pode parecer. Há estudos que apontam para um aumento de esquizofrenia.
O álcool também é mau para a saúde, dependendo das quantidades.
O vício é vício.
Eu diria: não é pior nem melhor mas é relativo.