quinta-feira, 17 de novembro de 2011

De 6 meses a 1 ano.



Quando me candidatei a Erasmus, candidatei-me apenas para 6 meses. Primeiro, porque não sabia o que havia de esperar... caso não gostasse, seria apenas um semestre (o que passa demasiado rápido!). Segundo, porque queria acabar a minha licenciatura em Portugal (este é o meu último ano).

No entanto, e visto que a minha adaptação a esta nova realidade foi quase perfeita e que estou a amar esta experiência e que adoro a vida que já construí aqui, decidi ficar um ano, prolongar o meu período de estudos, e já estou a tratar de toda a burocracia necessária para fazer isso acontecer.

É que habituei-me tanto à minha vida aqui, e gosto tanto dela... Mal me consigo imaginar a voltar de vez a Portugal. Sinto que preciso de mais tempo aqui. Aparte de família e amigos próximos - os quais irei visitar em meados de Fevereiro caso fique mesmo 1 ano - não tenho nada que me faça voltar a Portugal. De qualquer forma já fazia mais ou menos parte dos meus planos ficar um ano extra na faculdade, a fazer cadeiras em atraso e melhorias. O número de créditos que me faltam fazer para acabar a licenciatura ultrapassa o número de créditos permitido fazer numa experiência de intercâmbio, nomeadamente Erasmus. Iria para Portugal fazer mais um ano e um semestre, para nada... Não ía acabar a licenciatura este ano de qualquer forma. E mesmo que acabasse, visto que ainda não sei o que quero fazer da vida... Depois, iria fazer o quê?? Preciso de mais tempo para pensar e para, sobretudo, experimentar novas coisas... Só experimentando se descobre o que se quer. E sei que aqui experimento e irei experimentar bem mais coisas do que em Portugal.

Já passaram 3 meses, praticamente, e a data de volta a Portugal aproxima-se cada vez mais. Nunca pensei que passasse tão rápido, na verdade estes 3 meses passaram a voar, e os próximos 2 vão pelo mesmo caminho, e depois? É hora de voltar, e sinto que ainda não estou pronta para isso. Nem para voltar agora, nem para voltar dentro de 2 meses. Tenho a sensação, aliás, quase a certeza, de que esta cidade tem tanto mais para me dar do que apenas mais 2 meses e 16 dias (o tempo que faltaria para voltar se ficasse só um semestre). Os meus planos para este ano passam mesmo por continuar por cá e tentar arranjar um part-time (visto que em Amesterdão é extremamente fácil para os estudantes encontrar um trabalho, ganha-se bastante melhor, e sempre era um peso menos pesado para os meus pais, financeiramente falando).

Para além das razões óbvias de diversão, de ser uma experiência única, dos amigos, das paixões e tudo o mais, as razões académicas e profissionais também são mais que favoráveis. Ficar aqui um ano é uma enorme vantagem em termos académicos e em termos de oportunidades para o futuro.

Quero ter mais tempo para absorver esta linda cidade, esta maravilhosa experiência, e, por isso...

Sim, quero e, espero, VOU ficar um ano. :)

3 comentários:

Unknown disse...

ADORO :D
És uma sortuda e acho que fazes muito bem em ficar 1 ano :)
Daqui a 2 anos serei eu :D

Menina disse...

Que fixe! =D

Lane Ferreira disse...

sei bem o que é criar raízes em outro lugar...
Mas saiba que não é o único lugar perfeito, nem o ultimo que vais conhecer, por isso tens mais que aproveitar cada momento, nem o tempo voltará atras, nem tu serás a mesma, nem as pessoas que conheceste vão ser!!!

é outra vez aquela sensação de saudades mesmo estando longe de ti 99% do ano.. lolol

Desejo-te muita sorte e que VIVA intensamente essa experiência, mas tenha sempre os pés no chão mesmo que eles pareçam ter molas, ok menina?!?!

;)