quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Daytime vs. Nightlife in Amsterdam.

Aqui durante o dia, devo dizer, é mais calmo do que eu pensava. Eu tinha aquela ideia pré-concebida de que erasmus é estar 24/7 em festa, sempre wasted, e que dormir seria um desperdício de tempo. E até pensava que, se fosse assim, não ia aguentar o ritmo. Sou uma pessoa de rotinas e gosto de ter o meu espaço e tempo, só para mim, para descansar, organizar-me... (se não for assim fico miserável, lol). Também acho que tudo o que é demais cansa, e "partying" não é excepção. Tinha essa ideia, nem sei porquê - no geral tinha muitas ideias pré-concebidas e erradas acerca do erasmus - mas aqui não é nada assim. Durante o dia as pessoas são super calmas. Como se costuma dizer, "nothing's going on". Quando nos encontramos todos à noite e perguntamos uns aos outros o que andámos a fazer, todo o mundo diz "nada de especial", "tive a dormir", "limpei o quarto", "fui à universidade", "estava com preguiça", "estava a chover". É fixe. Eu gosto mais assim. Ter uma rotina responsável durante o dia, dormir o meu tempo, descansar, tratar de assuntos importantes, ir às compras, etc., e à noite sairPlus, também reparei que as pessoas aqui, mesmo as exchange students, são super "focus" nos estudos. Dizem que têm que estudar, que querem passar, que bla bla bla. OK, eu também penso dessa forma, não me entendam mal. Obviamente que esta experiência não é só por diversão ou por experimentar coisas novas, é também para evoluir no sentido académico. Mas só agora me começou a dar o "click" de que realmente vou ter de estudar bastante. Quer dizer, quando vim para aqui tinha isso "in the back of my mind", mas estava mais focused em toda a experiência pessoal que eu ía retirar daqui. Quase nunca pensava na académica xD A primeira semana foi, obviamente, louca, quer de dia quer de noite. Agora que já tudo acalmou mais e que as aulas estão quase a começar (oh não), estou a ficar mais "focused".

Em relação à noite, aqui é muito diferente da de Portugal. Primeiro, todas as noites se sai (pelo menos agora, não sei como vai ser quando as aulas começarem). Agora que escrevo isto é que reparo que saí todas as noites desde que cá estou, é algo tão natural aqui (digo isto porque em Lisboa eu sou muito mais caseira, prefiro 1000 vezes ter amigos em casa do que ir para uma discoteca, mas aqui gosto mais de sair). A noite começa por volta das 22h (eles jantam às 18h), e acaba por volta das 3h. É cedo, em Portugal a noite só começa às 00h e acaba às 5h. Mas aquelas 5 horas das 22h às 3h são muito mais intensas aqui do que em Lisboa. Eu chego às 3h e digo mesmo, já estou acabada, destruída, enquando que em Lisboa, eu conseguia ficar até às 5h, 6h, sem problema. Ainda não fui a muitas discotecas, porque costumamos fazer festas no nosso "green building", ou encontrarmo-nos todos no "Café Uilenstede", a única a que fui foi à Melkweg, que é uma porcaria, e a um pub chamado "candela", que também não era grande coisa. Noite "à bairro alto", do género ficar na rua a conversar, é impossível, porque está sempre, constantemente, twenty-four/seven, a chover. Fuma-se erva em qualquer sítio na rua, mas não se pode beber na rua, o que é estranho para mim, em Lisboa pode-se beber na rua. Há muitos bares que têm uma zona de fumadores, e uma zona para beber, e não se pode beber na zona de fumadores, nem fumar na zona de beber. Ou seja, não se faz as duas coisas ao mesmo tempo. Em geral, até gosto mais da noite aqui. Enquanto que em Lisboa o dia seguinte fica todo estragado, aqui se me deito às 4h acordo às 12h ou 13h e ainda dá para aproveitar o dia, mesmo que chuvoso.

Durante a noite, parece que as pessoas ficam mais atraentes. Dá mais vontade de falar, rir, abraçar, conviver. Tem mais calor humano. As pessoas têm um brilho diferente. A noite é, definitivamente, o melhor período em Amesterdão. Se de dia por vezes me sinto aborrecida e/ou preguiçosa, durante a noite fico enérgica e entusiasmada.

Quanto a esta noite, foi ridiculamente cómica. Dói-me a cara e a barriga de tanto me rir. Tenho a sensação de que esta noite foi, toda ela, gravada para os apanhados... a sério, sem mais comentários.


3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que tudo corre pelo melhor :)
Oxalá que as tuas expectativas de crescimento pessoal e estudantil se concretizem, e que todo esse potencial que emanas se torne mais forte :)

Continuarei a acompanhar esta tua aventura tão especial ;)

Beijinhos (sem inveja lol)
Vasco

*******

' Claudjinha disse...

Vasco, muito obrigada mesmo, por me acompanhares e pelo elogio do potencial! :P
Beijinhos

Alexandre M. disse...

Arranja já uma forma de eu poder beber e fumar ao mesmo tempo. Se eu beber sem fumar vomito!