domingo, 28 de agosto de 2011

Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Grécia, Roménia, Itália, China, USA, Irlanda, Noruega, Suécia, Dinamarca, Polónia...

Tantas nacionalidades, nomes, looks, costumes diferentes por aqui, todos os dias, algo de novo.

Eu acho que a parte do erasmus que eu estou a gostar mais até agora, e a mais positiva, é mesmo a de conhecer todos os dias pessoas novas que têm algo diferente para me ensinar. Ainda não criei um grupinho de amigos fixo porque não me quero "limitar", prefiro ir aqui e ali e estar com diferentes pessoas. Só estou aqui há 7 dias (apesar de me parecer um mês), quero absorver tanto mais :) Acho super engraçado quando estamos, por exemplo, a uma mesa, pessoas de Itália, Grécia, Espanha, USA e Portugal (eu) e contamos uns aos outros as piadas que temos sobre os outros países, no nosso próprio país. Estou sempre a meter-me com a Corie - americana - e a dizer-lhe que as coisas americanas que chegam à europa são, basicamente, os reality-shows da MTV ("shallow!") e o Biggest Loser! lol...

A maior dificuldade é que apesar do meu inglês ser bastante bom - e eu já começo a notar que a minha pronúncia está muitoooo melhor  - por vezes não me consigo expressar da mesma forma em inglês que me expressaria em português... no outro dia encontrei um português, por acaso, no bar do campus, e foi alta festa; eu fiquei super contente por vê-lo, ele ficou super contente por ver-me, tivemos umas 2 horas a falar em português e soube-me pela vida, já estava com saudades xD

O mais interessante de tudo? Estar inserida num ambiente assim faz-me esquecer que sou "portuguesa". Não sou portuguesa. Sou uma cidadã do mundo. Todos somos.

(apesar de haver situações em que me sai português, como o típico "ahhh f*da-se", ou quando apanho um susto, tipo no outro dia que pensava que tinha um bicho no cabelo e comecei a gritar "ahhh tira tira tira!! tira o bicho!" e ninguém percebeu).

Adoro.

6 comentários:

Anónimo disse...

"e eu já começo a notar que a minha pronúncia está muitoooo melhor" - está foi para mim, certo? :P

Alexandre M.

' Claudjinha disse...

Sim!!! Havias de me ver a falar agora... estou muito melhor que tu!!! ahahahah :D

Sandro Canossa disse...

Invejaaa. Ter essa experiência contigo acho que ia ser muito qualquer coisa :D

' Claudjinha disse...

Sandro, podes crer, fogo... se tu, a Vera e o Alex estivessem cá, oh meu deus!!!! que loucura!!!

Sandro Canossa disse...

Gostava de ter uma aventura dessas, mas não sei se algum dia vou conseguir, pelo menos sozinho. Ia ser MUUUUITO mais dificil para mim. Tu parece que nasceste para isso ahah

' Claudjinha disse...

A sério? Porque dizes isso? eu não acho que as pessoas "nascem para". as pessoas adaptam-se às situações... eu simplesmente adaptei-me, e tu também irias adaptar-te.