sábado, 22 de outubro de 2011

2 meses.

Hoje acordei tarde e preguiçosa (as noites tardias não perdoam), com um telefonema da Ivone para combinar este fim-de-semana em Den haag; acordei, olhei para o calendário/telemóvel/agenda e realizei... hoje faz 2 meses desde que cá cheguei! O tempo passa mais que rápido, mas eu continuo a dizer o mesmo que disse no primeiro dia, na primeira semana, no primeiro mês: I'm having the time of my life.



Por vezes tenho que me beliscar, para ter a certeza que isto não é um sonho. Como eu vim parar ao local perfeito (excepto o tempo chuvoso e frio, ok), ao ambiente perfeito, ao perfeito grupo de amigos. Como eu me adaptei e ambientei tão rápido.

Esta experiência está a mudar por completo não só a minha vida, mas a minha personalidade, a minha maneira de ser, a minha perspectiva em relação ao mundo!...

Quem pensa que o Erasmus é só divertimento, que se desengane. Também há maus momentos! Os trabalhos, o estudo, o grau de exigência... (e o querer também aproveitar o lado académico)... As saudades de casa que por vezes apertam, os problemas financeiros... Mas no fim de tudo, os bons momentos compensam - e o que crescemos, o que cresço aqui!!! - as pessoas, os amigos com A grande que posso dizer que já fiz!

Em relação às pessoas... eu acho que tive uma sorte gigante por ter encontrado as pessoas que encontrei. Numa das primeiras noites conheci a Corie, o Fabio e a Morgan, que vivem no 7º andar.
Estas foram as primeiríssimas pessoas que se vieram a tornar amigos de verdade, que conheci. Cliquei de tal forma com eles - por vezes é apenas uma questão de conexão - que a partir desse dia só me dava com eles. Apesar de já ter conhecido dezenas de pessoas nos primeiros dias, foi com eles que senti a maior ligação.

Depois apareceu a Iona, o Evangelos, a Alexandra - e as amigas dela, Almudena, Violeta, que também se tornaram minhas amigas!
A Alicia, que conheci numa reunião com o nosso coordenador de psicologia (ela está a tirar o mesmo curso que eu, temos aulas juntas). O Kangkai, que surgiu do nada numa visita guiada por Amesterdão também num dos primeiros dias, mas senti grande conexão com ele e nos demos super bem desde o primeiro momento.
Mais recentemente, o Tom, o Marcel, a Rose e a Lucia. Os portugueses com quem me dou melhor aqui sao aSusana, a Rita e o Renato. Depois, claro, há outras pessoas com quem me dou bastante bem, mas estas são aquelas mais especiais, o núcleo, com quem eu tenho mais confiança, com quem eu sei que posso contar. E as coisas aconteceram tão naturalmente! A forma como absolutamente nada foi forçado... Damo-nos todos super bem entre nós, sente-se uma grande conexão, amizade, confiança, carinho...E depois (e não é por ser o "meu" grupo que digo isto), tenho a sensação que o nosso grupo é o melhor. Porque de vez em quando estou com outras pessoas, de outros grupos, e não sinto a mesma conexão. Nem entre mim e eles, nem eles entre si. Quantas vezes já testemunhei a um suposto grupo de amigos, uma tarde inteira deitados na relva, sem falarem?? Boriiiing! Se fosse o nosso grupo, não ia ser nada assim. Iamos inventar alguma coisa, de certeza. E íamos rir-nos mais que muito. Como sempre! Houve alguém - não sei quem - que disse (e já está cá há algum tempo) que nós éramos o grupo Erasmus mais fixe de sempre, ou de desde que ele/a está cá. O próprio Kangkai, que já estava cá antes, era suposto ir embora em Setembro, mas ficou, porque nos conheceu e gostou tanto de nós que quer passar mais tempo connosco. Já para não falar das visitas que recebemos (amigos e familiares de pessoas do grupo). Saem sempre, sempre, daqui a dizer que adoraram o nosso grupo. E recebemos sempre todo o mundo tão bem! Estou desejosa que a Vera, o Alex e a Sara venham cá em Dezembro. :)

Posso mesmo, seguramente, apelidar-nos de uma "família". A família do 7º andar. Ir a cozinha deles de pantufas, antes de ir dormir. Isto porque apesar de só 4 ou 5 de toda esta gente morar, de facto, no 7º andar, todos os restantes moram noutros pisos (como eu) ou até mesmo noutros prédios. Mas reunimo-nos sempre no mesmo local, à mesma hora, todos os dias. Ainda me lembro quando, ao início, era preciso um "convite" para aparecer por lá; as pessoas que moravam lá diziam-nos "passem por aqui", e eu ficava sempre à espera que me dissessem algo. Agora, já toda a gente aparece sem ser preciso dizer nada. E a preocupação que temos uns pelos outros? Sempre que alguém tem um problema, apoiamo-nos sempre mutuamente! Ainda me lembro quando há 1 mes e tal tive aquela gripe horrível, e recebi imensas mensagens de força, de preocupação, de carinho, de "se precisares de medicamentos ou que eu cozinhe para ti, é só dizer". Isto não é lindo, lindo, lindo??! :)

Bem, nem sei que dizer mais! Sei que é neles que penso quando penso o que vou "fazer esta noite" ou "este fim-de-semana". Sei que é com eles que posso partilhar coisas pessoais, sei que é neles que posso confiar, sei que é com eles que posso contar. Nos maus momentos - e ja tive alguns aqui, por exemplo isto e isto (links) - sao eles que me apoiam sempre! E com eles com quem posso conversar e desabafar. God, ainda só passaram 2 meses e eu já sinto que vou ter umas saudades enormes deles quando for embora. Que já temos planos para eles me visitarem a Portugal em Maio! Tal como sinto agora dos meus melhores amigos em Pt: Vera, Alex, Bruno, Sara, Sandro, Rafael, Rui, Daniel, Jota...

Quando vim para aqui, nunca, mas never in a million years, pensei que fosse encontrar as pessoas especiais que encontrei. Sinto-me a pessoa mais sortuda do mundo. :D

E amanhã, o destino é Den Haag (Haia) para um fim-de-semana calmo de introdução ao estudo (no comboio), que já devia ter começado há alguns dias atrás, para o exame que tenho daqui a menos de uma semana! :)

Sem comentários: