sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dos jantares internacionais.

Estou completamente lixada quando chegar a minha vez.  Tenho andado a adiar, a adiar... mas algum dia lá terá de ser.

 
É que eu não sei cozinhar, a sério. Ok, sei fritar um ovo, fazer arroz, e grelhar um bife, mas é mesmo o básico do básico. E do meu grupo de amigos mais próximos, eu sou a única portuguesa. Está-me cá a parecer que vou ter que chamar reforços do grupo do FB "Portugueses em Amesterdão" para me virem ajudar a fazer um bacalhau à brás... ah, mas e o bacalhau? onde é que ele anda? pois... aqui não há (não vendem) bacalhau. ponto final! :P Tenho de ir a um mercado especializado sei lá onde só por causa do bacalhau. Podia fazer qualquer coisa mais simples, mas acho que não seria um jantar bem à portuguesa sem o bacalhau!

Fora isso, se há coisa que eu gosto são de jantares internacionais. Desde americanos (pancakes, peanut-butter gelly sandwishes), italianos (cliché, mas a massa que eles fazem é só 1000 vezes melhor à que podemos encontrar num qualquer restaurante italiano em Lisboa, a deles é mesmo genuína e de raíz, tipo o molho de tomate não é de frasco, é mesmo o tomate a sério todo cortadinho...), a chinês, a grego (tudo com sabor a azeite, o que eu adoro! e a sorte que eu tive de me calhar no meu andar um grego que promete que nos vai cozinhar algo grego pelo menos uma vez por mês ou de duas em duas semanas). Se há coisa que tenho na minha Bucket List - O que fazer antes de morrer - é mesmo provar comida dos 4 cantinhos do mundo.

E agora que penso nisso, é tão raro eu cozinhar e/ou jantar na minha cozinha. Todas as noites há jantar no 7º andar. Vocês devem-se perguntar por que eu falo tanto neste 7º andar. Bom, digamos, é onde tudo acontece. Os jantares. As pré-festas. As festas. E, muitas vezes, as after-festas dos outros. Quantas e quantas vezes a cozinha do 7º andar já não sofreu invasões de pessoas que não conhecemos de lado nenhum e as quais a Corie teve de praticamente "expulsar". Aquilo a que gostamos de chamar de "greek invasions" (são sempre gregos e são mais que as mães). Enfim, a cozinha do 7º andar é onde se acaba a noite. Não é o meu andar, onde vivo. Mas é meu num outro sentido especial. :) It's The Kitchen, com K grande.

Uma foto de um jantar grego (aii, tão bom, só de me lembrar me cresce água na boca):

1 comentário:

Vida de Praia disse...

E que tal saltar a refeição e passar logo à sobremesa? ;-) Eu durante anos pensei que fazer arroz doce ou mousse de chocolate seria complicado, mas descobri há 2 anos que quer uma coisa quer outra são facílimas de fazer e fazem sucesso com os convidados!