terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dos jantares internacionais II - jantar Português.

Pois é. Foi este fim-de-semana, o tão prometido jantar português - que já andava a prometer aos meus floormates há 2 semanas. Não me apetecia nada pôr-me a cozinhar durante uma tarde inteira, e para dizer a verdade, cancelei a coisa umas quantas vezes. Só à última da hora, alguns amigos portugueses chegaram para me ajudar, e eu já tinha as coisas todas compradas, pensei que se lixe, que será será, e pronto, acabei por fazer. Tudo obviamente planeado em cima do joelho, falta de ingredientes que a Susana e a Rita tiveram de improvisar à última da hora. Mas no fim lá desencantámos a coisa. Com alguns (muitos e muito graves) acidentes pelo meio, os quais conto pelo caminho.

Quem me viu e quem me vê! Não gosto de cozinhar, não tenho o hábito de cozinhar (só mesmo o básico, e em quantidade para armazenar, para evitar ter de cozinhar todos os dias). Eu, je, moi, ik... consegui, de alguma forma, desencantar uma grande travessa de bacalhau à brás e uma taça gigante de baba de camelo. Ok, confesso, não quero ficar com os louros todos, a Rita, a Susana e o Renato ajudaram-me (e muito). Mesmo assim, nunca me passaria pela cabeça eu cozinhar algo assim tão elaborado - que para mim é elaborado. É como eu digo, estou a aprender novos skills: em menos de dois meses aprendi a andar de bicicleta, a enrolar cigarros, a mexer com SPSS (o básico, vá), a fazer perguntas (muito) básicas em Holandês, e a cozinhar. Não me digam que isto não é obra, não me estraguem o filme, que eu estou orgulhosa de mim!

Para começar, foi o cabo dos trabalhos para encontrar bacalhau. Sabiam que o peixe aqui, é um luxo? Para além de ser pouco, limitado, e já congelado, é carísssimoooooooooo. Uma caixa de bacalhau foi 5 euros e 19 cêntimos. E eram duas míseras postas. Ok, depois lá encontrei outro local em que as caixas eram 2 euros cada, num supermercado tipo mini-preço (mesmo assim, uma miséria). Batata palha-palha?? Que é isso? Niet, nee, niets! Tive de comprar batatas normais e cortá-las bem cortadinhas... tivemos nada mais nada menos do que das 15h30 às 17h30 quase 18h a descascar e cortar batatas.





Não podia mais ver batatas à frente, e cortei-me 2 vezes em 10 minutos. Era só ver-me ir bater à porta do Carmine (italiano que vive em frente a mim) pedir compressas e fita adesiva.


Quando eu achava que finalmente estava tudo a correr bem, muito contente da vida a bater as claras dos ovos com aquela máquina cujo nome técnico desconheço, algo explode. Pois que o cabo da máquina estava encostado ao fogão, que estava ligado a fritar as batatas, e eu sem reparar, peguei fogo à coisa. Foi a electricidade da cozinha e de todo o andar abaixo. E um fusível queimado. Não teve piada nenhuma no momento em que foi. Era ver-me toda stressada e a acreditar piamente que só a mim estas coisas acontecem. SÓ A MIM ESTAS COISAS ACONTECEM. A sentir-me culpada por ter feito asneira... e ao mesmo tempo a tentar arranjar uma solução, ligar ao electricista - que nunca mais vinha, ainda por cima a um domingo - e mover tudo para a cozinha do Renato, no 5º andar. Era ver-nos com travessas e tábuas de madeira com cebolas picadinhas no elevador. Triste. No fim de tudo, foi uma boa gargalhada. Eu dizer que sou tão má e distraída na cozinha ao ponto de fazê-la explodir, era, até agora, uma forma exagerada de colocar a coisa. Mas aconteceu na realidade. xD

Fora tudo isto, os acidentes e tudo o mais, no fim acabou por ser divertido. Estava a antecipar a minha neura por ter que passar a tarde toda de domingo enfiada dentro da cozinha, mas até nem foi tão mau assim... com as maravilhosas companhias da Susana, Rita e Renato. E o melhor foi que no fim ficou delicioso. Eles adoraram gastronomia portuguesa! E eu já morria de saudades de peixe (não comia peixe há quase dois meses, excluíndo o atum enlatado). E a baba de camelo?? Demasiado líquida (ao ponto de se poder beber), mas um sabor...hmm! Ainda tenho um restinho no meu frigorífico, eheheh.

E, no fim, o resultado foi:


Lekker!
(palavra específica em holandês para dizer qualquer coisa como "mnham mnhami")

Sem comentários: