quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Compras.



Ok, para além de aprender a cozinhar, também tive de aprender a fazer compras. A escolher o supermercado certo - relação preço/qualidade/distância - a escolher os produtos certos, a fazer um orçamento, uma ementa... etc. (algo que nunca fazia).

Fazer compras é mais complicado do que eu pensava. Em Lisboa, a minha mãe fazia-o ou sempre que eu ía às compras com ela, dizia o que queria, não ligava a preços nem a nada disso, simplesmente metia no carrinho... lol.

Aqui é diferente, e tenho de ter mais cuidado. Estou on my own e tenho de fazer o dinheiro render o máximo possível. Ainda estou a viver das reservas que tinha poupado - nos dois anos anteriores, em diversos trabalhinhos que tive - e quero evitar ao máximo aquele dia em que terei de ligar aos meus pais a pedir dinheiro. Além disso, em Amesterdão há coisas mais interessantes para gastar o dinheiro do que em comida cara xD

Para começar, o que me atrofia mais é mesmo os rótulos estarem em holandês. Já fui umas 2 ou 3 vezes ao supermercado e algumas coisas já decorei, mas na maioria das vezes ainda tenho de pedir a alguém que me traduza as coisas e geralmente essa pessoa acaba sempre por fazer as compras por mim xD é o que dá os holandeses serem assim tão acessíveis e simpáticos. Eu só pergunto como escolher o leite "meio-gordo", como dizer "meio-gordo", e no fim a pessoa acaba por me escolher o leite, os iorgurtes, e os demais lacticínios LOL.

Poupar é a palavra de ordem. Comprar produtos de marca branca (ou da marca do supermercado); preferir, por exemplo, um pacote de esparguete de marca branca de 500 gr a 50 cêntimos do que um de marca de 3 euros e tal. O primeiro pode não ser assim tão bom, mas enfim.

Outra coisa: as coisas doces e não nutritivas, que se come só porque sim, acabaram. Demasiado caras e não trazem nada de bom. Ok, de vez em quando não resisto, lá vou comprar um chocolatinho, um "treat" para mim, mas nada de ter stocks de bolachas e chocolates no quarto, como tinha em Lisboa xD

Outra coisa que não fazia e agora costumo fazer: contas relação-quantidade/preço. Dantes eu apenas olhava para o mais barato, sem olhar para a quantidade. 250 ml de shampoo a 1,69€ é mais caro do que 500 ml a 1,89€, só para dar um exemplo.

No geral, as coisas são muito mais caras aqui do que em Portugal (os sacos no supermercado custam 22 cêntimos cada, e nós ainda nos queixamos que em Portugal são 2 cêntimos cada,lol) - bom, o salário mínimo deles também é de 1500€... Portanto há que aproveitar os descontos, as promoções, e os cupões. Parecendo que não, no fim ainda se paga menos 1/4 do preço total. E 1 euro aqui, 1 euro ali, no fim, faz toda a diferença.

Outra coisa que reparei imenso é que eles não têm coisas como talho ou peixaria. Primeiro, eles não comem peixe, ponto final. O único peixe que há é enlatado. Segundo, a comida para cozinhar - carne - já vem praticamente feita. Cortada, sem pele, sem ossos, quase mastigada...lol. O que é bom para mim, vim parar ao sítio certo. Não me estão bem a ver a preparar peixe nem carne para cozinhar.

Bom, estou a ficar pro nisto. No outro dia fui fazer as "compras para a semana" e só gastei 28 euros. Dá para pequeno-almoço, lanches, snacks, e jantar (geralmente não almoço tipo uma refeição completa, tomo o pequeno almoço quando acordo e depois só janto).

Acho que vou emagrecer imenso, porque não tenho paciência para cozinhar e na maioria das vezes como apenas sopa, mas daquelas que já vêm feitas e é só pôr na panela, lol, e 500 gr daquilo ENCHE MUITO, e a seguir uma peça de fruta; é barato, e enche, e é nutritivo... além disso tenho menos fome aqui, não sei, parece-me que em Portugal tinha sempre fome e estava sempre a comer, e aqui não. Já para não falar que o meu meio de transporte aqui é a bicicleta. Parecendo que não ainda se gastam algumas calorias. Ahahah, vão ver, vou chegar a Lisboa uma top-model xD

Agora fora de brincadeiras. Eu achava que em Lisboa já tinha uma certa independência, só porque tinha de me desenrascar na cozinha (a minha mãe não cozinha, e quando cozinha é mesmo o desastre), porque lavava a minha roupa, limpava o meu quarto, e tal... Mas aqui tenho muito mais. E sinto que estou a crescer nesse sentido. No saber desenrascar-me e ser independente.

Quem disse que Erasmus é só festa??! Ok, também é. Mas o mais importante de tudo é aprender a sobreviver. Se não o fizer, ninguém vai fazer por mim.

2 comentários:

Vida de Praia disse...

Boa estadia em Amsterdão. Tenho a certeza que a "ginástica económica" e tudo o mais te vai tornar deveras independente :-)

The Practice disse...

Gastar dinheiro em comida. Uma das coisas que mais me chateia. Comes e depois desaparece... não é tipo roupa, que compras e ela continua lá...