terça-feira, 20 de setembro de 2011

Da faculdade, das aulas, do estudo...

"Joder!", "joder!", "joder!", diz a Alicia (espanhola), vezes e vezes sem conta às 3ªs e 5ªs de manhã, enquanto tentamos encontrar a sala onde temos aula de "Stress&Health". E eu só me rio, porque tem piada. A sério que tem.

É que vocês não estão a ver bem o filme. Para já, a universidade é tão grande que:
  • ocupa umas 3 paragens de tram/eléctrico
  • tem placas com direcções lá dentro
  • tem uns 20 edifícios
  • os próprios professores/funcionários desconhecem a maior parte do espaço
  • há uma "ala" para cada letra do abcedário, combinadas com o andar, e também posição geográfica (norte, sul, este, oeste, mas entretanto isto em holandês, que é o mesmo que chinês para mim), nome diminutivo do edifício, e nome da rua, o que faz combinações qualquer coisa como: BV AG-03E68. E encontrar esta sala?? E as aulas que mudam de sala de semana para semana, de dia para dia até? NUNCA é a mesma porra de sala...
A sério, it's crazy. No primeiro dia de aulas, fui meia-hora mais cedo para encontrar a sala, mas mesmo assim cheguei meia-hora atrasada (o que prefez um total de 60 minutos à procura de uma sala). Indo já na 3ª semana e 9ª ou 10ª aula, a procura pela sala continua a ser uma luta constante, mesmo chegando 45 minutos mais cedo. Eu posso afirmar veemente que neste tempo todo ainda não cheguei a horas a uma sala de aula, nem me sentei onde queria sem ter de incomodar as outras pessoas e nem assisti ainda a um único início de aula que fosse. Ah, e chego sempre à sala de aula cheia de calor e a suar porque andei a correr à procura da sala, numa tentativa de chegar a horas. Como sou super friorenta e isto (13ºC) para mim é, de facto, frio, e dentro dos edifícios tem aquecimento (parece Verão lá dentro, até se poe andar de top e calções), é só ver-me a tirar casaco grande, casaco de malha, e camisola. A minha mesa fica a parecer uma feira e tenho sérios hotflashes.

Hoje mesmo, tinha a indicação de uma sala onde iria ser a aula, que era noutro edifício, 2 paragens de tram (para aí) à frente. Fui até lá, cheguei a horas (!!!) mas não era a sala certa. Tive de voltar tudo para trás. E na 2ª aula, mudaram de sala assim do nada e nem sequer avisaram, lá tivemos de andar outra vez à procura... ai valha-me deus! A stôra de "Stress&Health" não controla, não quer saber; mas a de Antropologia já sabe quem eu e a Rita somos. Olha para nós de uma forma, quando chegamos nem que seja "só" 10 minutos atrasadas... É que aqui não é nada como em Portugal, desenganem-se. Se a aula é às 11h, é às 11h, não às 11h15 xD

Mas agora a sério. Se tive facilidade em adaptar-me ao país, e ao novo modo de vida, estou a ter algumas dificuldades em adaptar-me ao método de ensino. O grau de exigência é bem maior. Temos poucas aulas por semana (eu só tenho umas 5 horas de aulas na semana toda, que muitas vezes é o que tenho num só dia em Lisboa), mas o que se dá numa aula aqui, dá-se numa ou duas semanas em Lisboa. Já para não falar que eles aqui não têm um semestre inteiro, têm um semestre dividido em 3 períodos; o que faz com que o 1º período dure um mês e meio, pouco mais (de meados de Setembro a fim de Outubro) e o exame seja no final de Outubro; o que faz com que tenhamos de começar a trabalhar desde o dia 1 se queremos acompanhar minimamente. As coisas para ler são mais que muitas (tipo 3 capítulos para 2ª feira e outros 3 para 3ª f, o que faz 6 capítulos em 2 dias, mas cada capítulo tem 30 páginas, agora é fazer as contas), e o método de ensino é baseado na auto-aprendizagem. Só vamos às aulas para recebermos orientações muitooo gerais, de resto, e se queremos passar, é bom que haja self-study em casa - no meu caso, nunca em casa, que não consigo concentrar-me em casa, tenho sempre de ir para um café, jardim, qualquer coisa assim...

 Mas esse nem é o maior problema. O problema é o grau de exigência ser maior, estando onde estou e a viver o que estou a viver. Há tantas distracções, que muitas vezes me esqueço que a prioridade de ter vindo para aqui foi a de estudar. Em Portugal eu sou "boa aluna", não que tire as melhores notas, mas aplico-me, esforço-me, estudo... Faço os trabalhos, faço o que me compete, estou sempre em cima do acontecimento. Aqui, não. Nunca sei quando tenho reuniões de grupos de trabalho, nunca sei o que era suposto ter já lido para discutir nessa reunião. Os meus colegas sabem sempre tudo, e eu à nora.

Ah, essa é outra. A minha aula de Antropologia é uma aula de pré-mestrado (algo que eles têm aqui mas que não há em Portugal, que é tipo um ano que se faz numa determinada área, antes do mestrado, e depois da licenciatura. qualquer coisa in-between). E às 6ªs feiras temos uma reunião de grupo de trabalho, mas sem a stôra, é só mesmo para nos encontrarmos. Claro que se fosse em Portugal ninguém ía, "a professora não está, não sabe", mas eles vão mesmo, por isso eu também vou, senão sentia-me mal xD Eles são todos de países nórdicos e regrados e disciplinados (Alemanha, Holanda...). Ou seja, eles são todos muito certinhos. Eles chegam a horas. A latina/tuga nº 1 (eu) chega atrasada; a outra latina/tuga nº 2 (Rita) nem vai - nada contra. A latina nº1 tem o rascunho do primeiro trabalho escrito à mão porque o escreveu na noite anterior e não teve tempo de imprimir. Os nórdicos têm tudo impresso, direitinho, times new roman tamanho 11, 1.5 espaçamento entre linhas, texto justificado, 3 cópias para fazerem alterações. A latina nº 1 (eu) diz que podemos escrever no relatório (que temos de enviar à stôra no fim de cada reunião a dizer o que fizemos) que a latina nº 2 (Rita), estava presente, assim em jeito de solidariedade entre colegas. Mas que ultraje!! Se ela não foi, não foi, ponto, sinceridade para com a professora, que nem lá estava. O choque cultural! Mas é giro... cresce-se imenso com estas pequenas diferenças.

Depois detesto que façam o trabalho por mim, por isso digo "eu faço, eu faço", escrevo num papel, chego a casa, ponho o papel em cima do pc para não me esquecer, mas acabo por me esquecer sempre, porque algo de melhor sempre acontece lá fora.

Tenho mesmo de me começar a regrar, fixar 2 ou 3 horas por dia para estudar/trabalhar, que isto assim não está com nada, sempre à toa... com isto tudo já tenho metade de um livro e uns 5 artigos em atraso para ler :(

Com isto me despeço, vou desligar a internet e fazer aquele teste online (blackboard) cuja data limite de entrega é esta noite - entretanto claro que tive 2 semanas para fazê-lo (é grandeeee!), mas claro que deixei para a última da hora. (nada meu. só aqui).

Sem comentários: